Assistência Social no Recanto Psicopedagógico

Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742, de 7 de Dezembro de 1993), em seu artigo 2º, um dos objetivos da Assistência Social é “a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária”.

Para nosso trabalho no que se refere à Assistência Social, contamos com uma equipe de três profissionais do Serviço Social. 

Nossa principal atuação junto à Política de Assistência Social se dá através do equipamento social Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência. Esse serviço é ofertado através do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

Pode se dizer que a equipe de Assistência Social é a porta do Recanto Psicopedagógico. Todos os encaminhamentos para atendimentos de saúde passam por essa equipe, que verifica esse encaminhamentos e faz as orientações de como proceder.

A equipe também é responsável por Atendimento Individuais (principalmente sobre benefícios), realização de Rodas de Conversas, buscar parcerias para realização de Salas de Espera. Além disso, há acompanhamento das famílias atendidas, com realização de visitas domiciliares e escolares.

A equipe gerencia o Ateliê Mãos de Fadas, onde as famílias podem, enquanto aguardam os atendimentos ou as atividades, ocupar o tempo realizando atividades manuais. Sendo mensalmente realizado o Café com Afeto, que são encontros para celebrar os aniversariantes do mês e trocar mensagens de afeto e apoio.

Skip to content