História do Recanto Psicopedagógico

Fundado em 1973, o Recanto Psicopedagógico tem quase 50 anos de história. Quase 50 anos trabalhando pela melhoria da qualidade de vida e exercício da cidadania das Pessoas com Deficiências.

Conheça abaixo alguns de nossos marcos históricos.

A partir do sonho de Maria Terezinha de Carvalho Holanda, Ana Maria Mendes Cavaleiro e Wildinizia Mendes, é criado o Recanto Psicopedagógico, localizado na rua Carlos Vasconcelos, 380, Aldeota.

1973

1974

A sociedade entre as três educadoras é legalmente constituída e seu Estatuto Social é publicado em Diário Oficial.

O Recanto cresce e muda de endereço, agora para o número 1.070 da mesma rua, em frente à Praça Luiza Távora.

1975

1977

Um convênio com a extinta LBA é firmado através do Instituto de Previdência e Assistência Social (Inpas). Esse convênio previa a cooperação financeira para atendimento à clientela enviada pela Previdência.

Nova mudança de endereço, mas ainda na Rua Carlos Vasconcelos, agora funcionando no número 747.

1981

1986

A Escola muda-se para sua sede atual, na rua Ari Barroso, 55, Papicu.

O Recanto se firma como uma Instituição sem fins lucrativos de caráter filantrópico.

2001

2009

Recanto Psicopedagógico passa a fazer parte da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Rede Avape). O convênio tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN). Com essa parceria, o Recanto torna-se a quarta entidade do Brasil a fazer parte da Rede.

É criada também a Célula de Inclusão Profissional (CIP), que oferece cursos de capacitação a participantes e seus familiares, além de promover o encaminhamento desses ao mercado de trabalho.

É realizada uma sessão solene pela Câmara Municipal de Fortaleza, proposta por Iraguassú Teixeira, a fim de celebrar os 40 anos de existência do Recanto Psicopedagógico.

2013

2015

O prefeito Roberto Cláudio inaugura o Centro de Educação Infantil Maria Terezinha de Carvalho Holanda, na comunidade Dr. Seixas, no bairro Genibaú (Regional V).

A unidade contempla cerca de 140 crianças de 1 a 5 anos de idade e também atenderá as famílias do bairro Conjunto Ceará.

O Dr. Lino Antonio Cavalcanti Holanda assume a Presidência do Recanto.

2016

2018

É realizada uma sessão solene pela Câmara Municipal de Fortaleza, proposta por Iraguassú Teixeira Filho, a fim de celebrar os 45 anos de existência do Recanto Psicopedagógico.

Skip to content