Sobre a Instituição

Nossa Missão

Garantir às pessoas com deficiências (crianças, adolescentes e adultos), atendimento nas áreas da educação especial, saúde, assistência social e inclusão profissional para melhoria da qualidade de vida e exercício da cidadania.

Nossa História

1973
Criação
A partir do sonho de Maria Terezinha de Carvalho Holanda, Ana Maria Mendes Cavaleiro e Wildinizia Mendes, é criado o Recanto Psicopedagógico, localizado na rua Carlos Vasconcelos, 380, Aldeota.
1973
1974
Constituição legal
Em 26 de Novembro de 1974, a sociedade entre as três educadoras é legalmente constituída e seu Estatuto Social é publicado em Diário Oficial.
1974
1975
1ª mudança de endereço
O Recanto cresce e muda de endereço, agora para o número 1.070 da mesma rua, em frente à Praça Luiza Távora.
1975
1977
Convênio LBA
Um convênio com a extinta LBA é firmado através do Instituto de Previdência e Assistência Social (Inpas). Esse convênio previa a cooperação financeira para atendimento à clientela enviada pela Previdência.
1977
1981
2ª mudança de endereço
Nova mudança de endereço, mas ainda na Rua Carlos Vasconcelos, agora funcionando no número 747.
1981
1986
Mudança para sede atual
A Escola muda-se para sua sede atual, na rua Ari Barroso, 55, Papicu.
1986
2001
Instituição filantrópica
O Recanto se firma como uma Instituição sem fins lucrativos de caráter filantrópico.
2001
2009
Rede AVAPE
Recanto Psicopedagógico passa a fazer parte da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Rede Avape). O convênio tem o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN). Com essa parceria, o Recanto torna-se a quarta entidade do Brasil a fazer parte da Rede.
É criada também a Célula de Inclusão Profissional (CIP), que oferece cursos de capacitação a participantes e seus familiares, além de promover o encaminhamento desses ao mercado de trabalho.
2009
2013
40 anos
É realizada uma sessão solene pela Câmara Municipal de Fortaleza, proposta por Iraguassú Teixeira, a fim de celebrar os 40 anos de existência do Recanto Psicopedagógico.
2013
2015
Centro de Educação Infantil
O prefeito Roberto Cláudio inaugura o Centro de Educação Infantil Maria Terezinha de Carvalho Holanda, na comunidade Dr. Seixas, no bairro Genibaú (Regional V).
A unidade contempla cerca de 140 crianças de 1 a 5 anos de idade e também atenderá as famílias do bairro Conjunto Ceará.
2015
2016
Nova presidência
O Dr. Lino Antonio Cavalcanti Holanda assume a Presidência do Recanto.
2016
2018
45 anos
É realizada uma sessão solene pela Câmara Municipal de Fortaleza, proposta por Iraguassú Teixeira Filho, a fim de celebrar os 45 anos de existência do Recanto Psicopedagógico.
2018

Nossa Estrutura

Localizado no bairro Papicu, a instituição detém de uma ampla infraestrutura. Dispomos de clínica para atendimento médico e terapêutico em diversas especialidades, além de serviço social, atendimento educacional especializado, cursos de capacitação e espaços de lazer.

São quase 100 colaboradores trabalhando juntos para fazer a diferença para cada pessoa com deficiência e suas famílias. A atuação dos profissionais do Recanto Psicopedagógico, nas áreas de atendimento clínico e educacional, é norteada pela constante interação entre suas respectivas áreas, em que se busca chegar a uma compreensão ampla sobre o universo particular de cada paciente e aluno.